terça-feira, 28 de abril de 2009

Não importa como, onde e com quem... Use!


Uma Mãe Negra Para Um Filho Gay Negro...

Não é novidade para ninguém a importância que a figura da mãe tem no mundo gay. Não sei como significa isso para as lésbicas, mas para os homens a figura materna é de extrema importância para o fortalecimento de si mesmo, como se fosse uma parte essencial da família que não poderia ir embora. A figura paterna de certa forma tem sua acuidade, mas na maioria dos casos que vejo não tem a mesma importância da mãe no mundo gay. A mulher sempre foi a parte que afaga, que cuida e que também agride de um jeito propriamente feminino, esta maneira de ser abrange o universo gay de forma única.
Também é conspícua a figura da mulher para o desenvolvimento do mundo negro em todas as suas instâncias. Apesar de não ter tanta visibilidade em um mundo negro onde os homens têm bastante poder em mãos, ela é quem na verdade sustenta, cobre, modifica, ilumina a negritude em todos as suas esferas. Disso não há duvida. Esconde-se este papel, mas os homens sabem muito bem que muito do desenvolvimento da identidade negra bem afeiçoada que temos hoje, é causa da luta do movimento de mulheridade negra – e em alguns casos somente da luta delas!
São dois estereótipos do feminino bem distintos, mas que se cruzam em muitas partes. Sem a mulher nada se sustenta, ela é a natureza em si e por causa dela tudo nasce. Então imagine só a importância que uma mulher negra tem para o seu filho negro gay? O emblema da figura do feminino ganha sentidos duplos. A mãe atinge o filho em suas duas identidades, em sua homossexualidade e também em sua negritude. Não é somente uma figura única, mas que assume múltiplas importâncias no mundo gay negro. Por vezes é a única pessoa que não separa estas duas identidades do homem negro gay. Ela trata seu filho como um homem negro gay e não como somente negro ou somente gay como a sociedade insiste tratar estes sujeitos.
Claro que como todo heterossexual, signos de homofobia estão presentes na formação do seu ser. A figura materna também tem signos homofóbicos a desmistificar. Mas mesmo em casos de mães negras homofóbicas, o exemplo da figura da mulher guerreira é nítido aos filhos gays negros que não deixam passar a lutadora, a que humaniza, que cria, apesar de todos os defeitos. E principalmente, toda mulher se reformula pelo bem da sua cria. Sempre!
Posso estar sendo muito sonhador invocando esses dois estereótipos da figura feminina presente no mundo gay negro. Mas sei exatamente a importância da mulher na existência de todo homem negro gay ou de todo homem gay seja de que cor seja... Cada um sabe a estima que sua mãe dispõe na sua criação. E sabe que acima de tudo a mulher negra enobrece o ser negro. E no mundo gay negro ela é de fundamental importância para sua sobrevivência.

Filipe “Harpo” Carvalho.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

APRESENTAÇÃO:


A PRO HOMO atua desde 2004 com ADVOCACY junto a setores Governamentais, para que sejam criadas leis e programas em prol da Comunidade LGBT, tendo contribuído para os projetos apresentados desde esta data, para a instalação da Frente Parlamentar LGBT na Câmara Municipal de Salvador. Integra a Campanha Reaja ou será Mort@! desde 2005, contra o extermínio de Negros e Negras. Participa de ações em escolas públicas em Salvador. Atuou e compôs a Comissão Organizadora da I Conferencia de políticas para LGBT. Organizou Paradas de Orgulho LGBT nos bairros do Nordeste de Amaralina e Cidade Baixa, além de colaborar com outros Grupos na Bahia. Faz parte do Colegiado do Fórum de Grupos LGBT da Bahia e do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Salvador.