sábado, 22 de agosto de 2009

DEBATE SOBRE UNIÃO ESTÁVEL ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO NO AUDITÓRIO DA UNIFACS:

Ontem (21/08/2009) no Auditório da Unifacs PA 8, aconteceu debate sobre a inclusão das
relações entre pessoas do mesmo sexo no Código Civil. O evento teve a participação da Drª Maria Berenice Dias e o Dr. Enézio de Deus, além de Renildo Barbosa, presidente da PRO HOMO e Filipe Cerqueira historiador e coordenador de projetos da PRO HOMO.
Depois das apresentações feitas por Renildo Barbosa, Filipe Cerqueira falou sobre a ligação direta entre as religiões de cunho cristão e as barreiras que os projetos de incentivo ao beneficio da comunidade homossexual tem junto ao Estado. Logo depois, foi a vez do escritor e advogado Enézio de Deus falar, com base em seu livro A Possibilidade Jurídica de Adoção por Casais Homossexuais, primeira obra jurídica com este tema no Brasil, sobre adoção por casais homossexuais, os desafios que estes casais enfrentam, a homofobia presente no poder jurídico e também historias de sucesso também foram trazidas para o debate. Finalizando, a Dr Berenice Dias nos brindou com uma esplendida fala sobre uniões homo afetivas e o desenvolvimento da luta por reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo.
Logo depois houve considerações sobre as falas dos integrantes da mesa, depoimentos marcantes de estudantes universitários de várias linhas do conhecimento enfatizando o quanto é difícil tratar sobre o tema ainda na academia e também de casais homossexuais presentes relatando suas historias cheias de desafios e sucesso na construção de um amor digno perante a sociedade.
Agradecemos ao site Dois Terços, a Genilson Coutinho, a UNIFACS pela parceria e apoio dado ao debate e a todos que compareceram no auditório do PA 8 assistindo ao debate em plena noite de sexta feira, dizendo de várias formas NÃO a homofobia.



segunda-feira, 17 de agosto de 2009

UNIÃO ESTÁVEL DE PESSOAS DO MESMOS SEXO


Discutir a inclusão das relações entre pessoas do mesmo sexo no Código Civil, equiparando direitos que já são garantidos pelo Judiciário proposta do projeto de Lei 4914/2009 é o objetivo do debate público que acontecerá na próxima sexta, 21/08, a partir da 18h, promovido pela PRO HOMO e site Dois Terços, com a participação da Drª Maria Berenice Dias, Deputado Federal Mauricio Trindade e Dr. Enézio de Deus, na UNIFACS Iguatemi.

O debate direcionado ao Movimento Social, acadêmicos de Direito e ao público em geral trará os conhecimentos e experiências de diferentes segmentos da sociedade, bem como de representação jurídica e legislativa, proporcionando aos participantes conhecerem a justificativa do Projeto de Lei 4914/2009, de autoria do Deputado Federal Jose Genoino, tendo como co-autores Deputados e Deputadas integrantes da Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT.

A experiência e conhecimentos dos debatedores é um diferencial do evento, que traz Drª. Maria Berenice Dias, Advogada especializada em Direito das Famílias, Sucessões e Direito Homoafetivo, Ex-desembargadora do Tribunal de Justiça do RS Vice-Presidente Nacional do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família, Dr. Mauricio Trindade, Deputado Federal, relator do Projeto de Lei na Câmara e Dr. Enézio de Deus, autor do livro A Possibilidade Jurídica de Adoção Por Casais Homossexuais (3ª ed. / Juruá Editora), advogado, Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Gestor Governamental (EPPGG), Professor de Direitos Humanos.

Segundo o Presidente da PRO HOMO, Renildo Barbosa, "difundir o que propõe o projeto de lei é eliminar possibilidades de conflitos com outros segmentos sociais, uma vez que se pretende garantir na legislação o que já se tem garantido pela Justiça e o que é uma prática cotidiana na vida de diversos casais homossexuais". Além disso, completa Barbosa, "não se pretende institrucionalizar o casamento, uma vez que o defende o projeto e as propostas do Movimento LGBT são a garantia de direitos civis para todos os individuos, independente da orientação sexual, o que já esta definido na Constituição e, infelizmente, não se garante no dia-a-dia."

O que?: Debate Público União Estável de LGBT à luz do PL 4914/2009

Quando?: 21/08, às 18h

Local: Unifacs, Prédio de Aulas 8, Alameda das Espatódias, 915, Caminho das Árvores, Salvador - Bahia, CEP 41820-460

GIL LIMA DENUNCIA HOMOFOBIA!!!!!!!!


No município de Mar Grande uma denuncia de homofobia fez a cidade balançar estas últimas semanas. A dançarina da banda de Pagode Populart, Gil Lima, acusou o prefeito e sua assessora de terem proibido apresentações da banda em um evento em comemoração ao aniversario do município. O motivo? Segundo a própria Gil Lima a assessora proibiu a apresentação, pois não queria “baixaria e nem viado” no evento. Abanda de pagode que Gil dança foi proibida então de se apresentar...
Em contrapartida, com apoio da PRO HOMO, Gil Lima compareceu ao Programa Na Mira e também ao Que Venha Ao Povo, ambos da TV Aratu, junto com a Vereadora Leo Kret e o presidente da PRO HOMO Renildo Barbosa, denunciando o ato hediondo cometido pelo prefeito e sua assessora. Incansável, Gil Lima também divulgou reportagens do You Tube falando sobre o descaso da prefeitura com o próprio município.

REUNIÃO COM A CÂMARA TÉCNICA.

A Câmara Técnica foi convocada para sua primeira reunião no dia 12 de agosto de 2009, pelo secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos Nelson Pelegrino, com a participação das entidades do Colegiado do Fórum representando a sociedade civil organizada. A partir dessa iniciativa, espera-se que sejam encaminhadas as deliberações da Primeira Conferência GLBT da Bahia, realizada ano passado, resultando em políticas públicas para a comunidade LGBT.

“O propósito deste Comitê Intersetorial será a avaliação técnica das propostas aprovadas na Iª Conferencia dos direitos de GLBT da Bahia a partir do trabalho integrado das Secretarias de Governo e da Sociedade Civil com vistas a criação do Programa Bahia Sem Homofobia”, escreveu Ricardo Santana na memória da reunião com as representações do Governo.

Participaram da reunião, pelo poder público, Ana Carolina (SEC), Maria Elena (SEPROMI), Vagner Rocha (SECULT), Reinaldo (SESAB), Eva Bulcão (SSP) e Danilo Bitencourt (SJCDH), com a ausência de Rodney Santos (SETRE). Da sociedade civil, a Câmara Técnica é composta por Fábio Ribeiro - GLICH, Renildo Barbosa – PROHOMO, Valdir Jubiabá - Grupo Gay Cavaleiros de Shangri-lá, Ana Cristina - Rede Afro LGBT, e Ricardo Santana - KIU! Coletivo Universitário pela Diversidade Sexual, que compareceram à reunião, além de Paulo Paixão - Grupo Gay de Camaçari e Antonio Loiola – HUMANUS.

A Câmara Intersetorial deve ser oficializada por decreto interno da SJCDH.
COMUNICAÇÃO/FÓRUM BAIANO LGBT

COMUNICAÇÃO/FÓRUM BAIANO LGBT
Fonte: http://forumbaianolgbt.blogspot.com/

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Amanhã tem CORAÇÃO DE MÃE!


Fornecer orientação sobre o mundo homossexual através de várias áreas do conhecimento para que as Mães, Pais e Familiares participantes, direta ou indiretamente, possam conhecer o mundo LGBT fora dos estereótipos construídos pela sociedade e alimentados pela homofobia, com acompanhamento psicológico.
A partir disso concretizar nestes familiares um sentimento de coletividade para que possam ajudar outras pessoas pertencentes a mesma problemática a conviverem melhor com seus filhos e filhas Lésbicas, Gays, Bissexuais, travestis ou Transexuais.
São estes os objetivos do Grupo CORAÇÃO DE MÃE, formado por Mães, Pais e Familiares de homossexuais, com reuniões sendo realizadas sede da PRO HOMO, quinzenalmente, situada à Ladeira da Palma, 1 – Ed. N. Srª de Fátima, sl. 4. CEP:40040-180. Bairro: Nazaré. Perto da Casa de Angola, fone 71 3492 2424.
Foi realizado um café da manhã, no dia 18 de julho, para mães e filhos na PRO HOMO. O café transcorreu animado durante toda manha de Sábado com apresentações, discussões, relatos e muitas historias regadas a emoção e também muito bom humor.
Venha compartilhar, se informar, desabafar, afinal de contas, você não está sozinha ou sozinho!
PRO HOMO E VIDA EM ATO
A PRO HOMO, existente desde 2004, atuante nos movimentos populares e de defesa de homossexuais, orgulha-se das contribuições realizadas a partir da luta de seus integrantes, bem como atividades e iniciativas que contribuíram ou fortaleceram para reduzir o preconceito e fortalecer a dignidade de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais.
A homofobia ainda é uma prática que predomina entre os brasileiros. Mesmo diante de leis que tornam a homofobia um crime, 56% dos entrevistados por uma pesquisa do IBOPE, realizada em 2002, afirmam que mudariam sua conduta em relação a um colega de trabalho que revelasse ser gay e 20% passariam a evitá-lo, 36% deixariam de contratar um homossexual para um cargo em sua empresa mesmo que ele fosse o candidato de melhor qualificação e 45% trocariam de médico se ficassem sabendo que ele é gay.
Ante esta realidade, a Pro Homo assume, no seu dia-a-dia, práticas de combate a estas situações, ainda existentes em nossa sociedade e, como exemplo, felicita-se pela parceria firmada com o Vida em Ato, grupo de psicodrama coordenado pelo Psicólogo Uri Pellegrini, que dará apoio e acompanhamento psicologico a LGBT e Familiares nas questões comportamentais e de relacionamento, sob a ótica da Psicologia, tendo a utilização do Psicodrama como catalisador e facilitador para as vivencias dos beneficiados pelas ações.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

REPRESENTAÇÃO!

A PRO HOMO está em nova fase, novos projetos, novos integrantes, muitas parceiras e funcionando a todo vapor. Para simbolizar esta nova etapa providenciamos uma nova logo marca, que simboliza o quão alto queremos ir na luta contra a homofobia e apoiando a diversidade sexual. Segue abaixo o novo símbolo que nos representa e sua descrição feita por Marcelo Mendonça.


segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Sempre Cabe Mais Um!

Fornecer orientação sobre o mundo homossexual através de várias áreas do conhecimento para que as mães participantes direta ou indiretamente possam conhecer o mundo homossexual fora dos estereótipos construídos pela sociedade, a partir disso concretizar nestas mães um sentimento de coletividade para que possam ajudar outras mães pertencentes a mesma problemática a conviverem melhor com seus filhos homossexuais. Este é o objetivo do grupo CORAÇÃO DE MÃE formado por mães de homossexuais , as reuniões acontecem na sede da PRO HOMO quinzenalmente. (Ladeira da Palma, 1 – Ed. N. Srª de Fátima, sl. 4. CEP:40040-180. Bairro: Nazaré. Perto da Casa de Angola).
Foi realizado um café da manhã, no dia 18de julho, para mães e filhos na PRO HOMO. O café transcorreu animado durante toda manha de Sábado com apresentações discussões, relatos e muitas historias regadas a emoção e também muito bom humor. Enfim, foi um sucesso! Para as interessadas, o CORAÇÃO DE MÃE acontecerá próximo dia 08 de Agosto e para maiores informações, nosso novo telefone 3492-2424. Venha compartilhar, se informar, desabafar, afinal de contas mãe, você não está sozinha!...